Apaixonada por todos os esportes!

Cidades de SC atingidas por temporais decretam situação de emergência

WERNER CONTABILIDADE SITE 2025 topo
ECX PARCEIRO RODAPÉ
previous arrow
next arrow

MEIO OSTE – Ibiam, localizado no Meio-Oeste, foi o município mais atingido: cerca de 200 casas e outras edificações foram danificados

As cidades de Ibiam e de Fraiburgo decretaram situação de emergência após serem atingidas por temporais entre esta quarta (4) e quinta-feira (5). Segundo a Defesa Civil do Estado, estas foram as cidades mais atingidas, com queda inclusive de granizo, cujo tamanho surpreendeu moradores.

Ibiam, localizado no Meio-Oeste, foi o município mais atingido. Ao todo, cerca de 200 casas e outras edificações foram danificados. Em Fraiburgo, houve também queda de granizo em todo o território da cidade, causando danos como a quebra de coberturas das edificações. Ambos os municípios decretaram emergência.

Outras cidades atingidas

Em Lajeado Grande, foi registrado uma nuvem funil — fenômeno raro caracterizado por uma nuvem em rotação que pode se transformar em tornado se tocar o solo — durante a tarde. A Defesa Civil não tem confirmação de contato com o solo ou relato de danos no município. Em Videira, o número de habitações afetadas chegou a 300.

Ao todo, 16 municípios catarinenses notificaram ocorrências relacionadas aos temporais, com 713 residências diretamente atingidas até o momento, segundo a Defesa Civil. Além de Ibiam, outros quatro municípios — Videira, Lebon Régis, Herval d’Oeste e Tangará — estão realizando levantamento dos estragos para avaliar a necessidade de solicitar o reconhecimento da Situação de Emergência e o Indicativo de Ação Humanitária (IAH).

Além destes municípios, outros sofreram estragos significativos: São Miguel do Oeste, Lajeado Grande, Ouro Verde, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Ibiam, Videira, Seara, Bom Jesus, Fraiburgo e Xanxerê.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.