Como as praias do Litoral Norte de SC se preparam para a temporada de verão
Por Evandro Corbari
LITORAL SC – As cidades do Litoral Norte de SC estão em preparação para a temporada de verão de 2022. O movimento de turistas já começou a aumentar nos últimos dias e deve se intensificar ao longos das próximas semanas, com a chegada das festa de fim de ano.
Um dos destinos mais tradicionais na região, São Francisco do Sul tem previsão de receber aproximadamente 500 mil pessoas durante a temporada. É um número quase dez vezes maior do que a população do muncípio.
Segundo a prefeitura, 80% da capacidade dos hoteis já está reservada, além de uma grande procura por aluguel de casas de temporada. A expectativa do município é voltar a ter lotação máxima na hospedagem, com o recuo gradual da pandemia.
Já em Balneário Barra do Sul, o número de turistas aumenta a cada fim de semana e as praias têm ficado cheias, principalmente na Boca da Barra, de acordo com a prefeitura. A tendência é de aumento no movimento com a chegada do verão.
O município tem a expectativa de receber mais de 80 mil pessoas entre o Natal e o Ano-novo, o que representa um aumento de quase oito vezes na população da cidade. De acordo com a prefeitura, a procura por casas de aluguel é grande e não se encontram vagas com facilidade.
A reportagem também procurou as prefeituras de Barra Velha e Itapoá para ter informações sobre o planejamento e expectativas para a temporada de verão. No entanto, os dois municípios não responderam até a publicação desta matéria.
Atrações especiais para o verão
Balneário Barra do Sul
A prefeitura criou uma comissão de eventos para definir as atrações para o verão. A abertura acontece na sexta-feira (10), com a chegada do Papai Noel no dia seguinte na praça Manoel Ferreira. O reveillon acontece na Boca da Barra, com eventos de verão e aniversário de 30 anos do município em 9 de janeiro.
São Francisco do Sul
O município havia preparado shows para a temporada, mas decidiu cancelar após o novo decreto estadual e o avanço da variante Ômicron. Foram mantidos apenas os shows de fogos na virada de ano, com mais de 40 minutos em quatro localidades: Enseada, Ervino, Vila da Glória e Centro Histórico.
Melhorias em infraestrutura
Balneário Barra do Sul
O município afirmou que trabalha para deixar tudo pronto para a temporada, e algumas ruas e praças receberão melhorias, como pinturas de faixas e embelezamento para receber os turistas.
São Francisco do Sul
Desde novembro, o município iniciou ações nos balneários com melhorias para a chegada da temporada. Entre elas, estão a poda de árvores, pinturas de sinalizações, melhorias em parquinhos, manutenção nos decks de madeira, operação tapa-buracos e patrolamento das vias.
Abastecimento de água
Balneário Barra do Sul
A prefeitura informou que não teve problemas de abastecimento de água nos últimos anos e a expectativa é de que não aconteçam problemas nesta temporada. Segundo o município, a Casan tem se esforçado para que tudo transcorra dentro da normalidade.
São Francisco do Sul
O município informou que a Águas de São Francisco do Sul apresentou um documento com o plano de contingência e emergência do verão 2021/2022. Entre os investimentos da empresa, estão melhorias e manutenção nas estruturas de captação de água, implantação e automação de boosters de distribuição, instalação de geradores, reforço de rede de água nos balneários e instalação de hidrantes, entre outros.
Investimentos nas praias
Balneário Barra do Sul
A Secretaria de Obras começou o serviço de manutenção em todos os acessos às praias, colocação de lixeiras e manutenção dos chuveiros. O acesso ao molhe de pedras na Boca da Barra recebe atenção especial com obras de melhorias.
São Francisco do Sul
A prefeitura não informou quais os investimentos serão realizados nas praias de São Francisco do Sul.
Medidas de segurança contra a Covid
Balneário Barra do Sul
A prefeitura informou que está mantendo todas as medidas de segurança, seguindo os protocolos conforme determinação do governo do Estado.
São Francisco do Sul
O município também afirmou que acompanha as medidas estabelecidas pelos decretos estaduais para o enfrentamento da pandemia. Será obrigatório o uso de máscara em espaços públicos e privados fechados, incluindo transporte públicos e em espaços abertos onde não seja possível manter o distanciamento.
Eventos esportivos, culturais e de entretenimento podem ocorrer, ficando os responsáveis pelo estabelecimento ou organização encarregados pelo cumprimento das medidas sanitárias e obrigatoriedade do uso de máscara.
Não haverá instalação de barreiras sanitárias, ações fiscalizatórias serão realizadas de maneira pontual e sem divulgação prévia, ficando a Polícia Militar responsável por acolher denúncias do não cumprimento dos decretos em vigor.
ECX Online








