Apaixonada por todos os esportes!

Confira como fica o tempo no início do outono em Santa Catarina

por ECX Online

WERNER CONTABILIDADE SITE 2025 topo
ECX PARCEIRO RODAPÉ
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – O outono em Santa Catarina começa na próxima quinta-feira (20), às 6h01, e será marcado por forte calor em parte do estado. A estação, que faz a transição entre o verão e o inverno, se estenderá até às 23h42 de 20 de junho.

Uma massa de ar quente atuará nesta semana sobre o Nordeste da Argentina e o Paraguai, influenciando o clima nos três estados do Sul do Brasil. No Norte da Argentina, as temperaturas podem chegar a 40ºC, mas em Santa Catarina não são esperados valores tão extremos.

Outono em Santa Catarina terá calor acima da média no Oeste

Os modelos meteorológicos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que o Oeste de Santa Catarina será a região mais afetada pelo calor nesta semana. As temperaturas máximas devem variar entre 27ºC e 30ºC na maioria dos dias.

Apesar do calor no início da estação, o outono é normalmente caracterizado por chuvas mais escassas no interior do Brasil e temperaturas mais amenas. Em Santa Catarina, a tendência é que o clima se ajuste gradualmente ao longo das próximas semanas, com diminuição das temperaturas e aumento da instabilidade.

A população deve ficar atenta às mudanças climáticas típicas da estação, que podem trazer dias quentes e secos intercalados com períodos de temperaturas mais baixas e chuvas esparsas.

De acordo com a Epagri/Ciram, o outono começa com dias secos e predomínio do sol com poucas nuvens. Haverá nevoeiros ao amanhecer do dia 20 de março, mas o sol entre nuvens se mantém ao longo do dia.

As temperaturas ficam mais baixas ao amanhecer e no período noturno, com elevação durante à tarde. Nas áreas altas do Planalto Sul, se destaca a ocorrência de geada fraca, principalmente, ao amanhecer de quinta-feira (20), quando se inicia o outono.

Amplitude térmica, geadas e estiagem marcam o início do outono em Santa Catarina

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, ainda neste mês de março, poderá haver outros episódios de geadas durante o início do outono em Santa Catarina. “Por conta da transição de frentes frias e das massas de ar amenas, podem sim trazer alguma geada isolada na serra, em alguns pontos do meio oeste, e nas áreas mais altas que possuem vales e baixadas”, explica.

A expectativa, segundo Scheuer, é de que haja períodos com amplitude térmica com frio pela manhã e tempo aquecido durante as tardes. “As temperaturas podem chegar próximos ou acima dos 30°C, mas lembrando que vai ter períodos de frio precoce ou frio dentro da normalidade para a época do ano”, alerta.

O meteorologista alerta ainda para a estiagem no estado. “O volume de chuva fica abaixo da normalidade em março. Ou seja, haverá estiagem em março, principalmente no setor oeste e meio oeste. Em abril, volta a ter mais chuvas regulares”, diz.

Em maio, haverá as primeiras geadas mais fortes do ano, segundo Piter . “Em abril haverá geada fraca. Mas no final de maio, terá geadas mais fortes. O inverno será dentro da normalidade. Haverá pelo menos três ondas de ar frio, que trarão geada generalizada ampla, podendo acontecer no mínimo seis geadas”, afirma.

O meteorologista alerta ainda que, durante a transição das frentes frias e também, na transição de sistemas de baixa pressão, haverá episódios de tempo severo. “Tempestades devem trazer chuva intensa, trovoada, granizo ou ventania”, finalizou.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.