De temperatura abaixo de zero a neve: a semana “gelada” em Santa Catarina
Por Evandro Corbari
SANTA CATARINA – Quem acreditou que os dias de frio intenso tinham acabado, se enganou. Santa Catarina se prepara para mais uma semana “gelada”, com temperaturas abaixo de 0 °C, chance de neve e quebra de recorde histórico de frio. Quem vive no Litoral também não irá escapar, com a chegada de uma nova massa de ar polar ao Estado.
O declínio das temperaturas começa na terça-feira (27), que ainda terá chances de chuva, e continuam no decorrer da semana. Em Florianópolis, por exemplo, segundo o meteorologista, Leandro Puchalski, os termômetros podem chegar próximo aos 0 °C durante a semana, sendo a menor temperatura na Capital desde 2000.
As temperaturas mínimas na Serra podem ficar entre -10 °C e -12 °C, semelhante à menor temperatura já registrada em SC, que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos. Em um alerta divulgado no domingo (25), a Defesa Civil informou que a massa de ar frio deve atuar em Santa Catarina até o próximo sábado (31).
No entanto, a noite mais fria deverá ser no amanhecer de sexta-feira (30), quando, segundo Puchalski, podem se registrar as seguintes temperaturas:
-8 °C a -10 °C na Serra
-2 °C a -4 °C no Meio-Oeste
-1 °C a -3 °C no Oeste e Planalto Norte
-2 °C a 0 °C no Vale do Itajaí (especialmente Alto Vale)
0 °C a 2 °C no Sul e Litoral
1 °C a 3°C no Norte
Neve tem chances de chegar na quinta-feira
Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, a temperatura negativa também trará chance de geada na maioria das regiões, sendo mais forte nas áreas altas do Estado. Já na quinta-feira (29), há possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, principalmente na região Serrana.
Frio pode congelar rodovias e trazer estragos para agricultura
Mas, se por um lado o frio aquece a economia catarinense, principalmente no turismo, em outros setores ele pode trazer prejuízos. De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas negativas e a geada podem afetar a agricultura, pecuária, piscicultura e carcinicultura.
Já outro cuidado é com as estradas. Segundo a Defesa Civil, entre os dias 28 e 29 de julho, há chances de congelamento de pistas no Planalto Sul.
Fonte: NSC