Apaixonada por todos os esportes!

Estudante de SC conquista medalha de prata na Olimpíada Mundial de Matemática

por ECX Online

WERNER CONTABILIDADE SITE 2025 topo
ECX PARCEIRO RODAPÉ
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – Enquanto 277 atletas brasileiros estão treinando na França para participar das Olimpíadas de Paris, um estudante manezinho, João Pedro Bandeira Lemos, e mais cinco brasileiros retornam de Bath, Inglaterra, com medalhas no peito, conquistadas com o uso de milhares de neurônios. Eles acabam de participar da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglesa), a mais antiga competição de conhecimento do mundo.

João Pedro Bandeira Lemos, que nasceu em Florianópolis e hoje estuda no Colégio GGE de Recife, conquistou medalha de prata na disputa, um grande feito numa competição que teve a participação estudantes do ensino médio de 108 países.

Ainda da equipe brasileira, o paulista Felipe Silva conquistou ouro, Marco Aurélio Demídio, de SP, e Pedro Ursino, do Ceará também ganharam prata; e os cearaenses Mateus Alencar e Levi Castello Branco conquistaram bronze.

Com uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze, o Brasil ficou na 20ª colocação geral na olimpíada. Três países, coincidentemente com economias fortes, ficaram nas principais colocações: Estados Unidos ficou em primeiro lugar, a China em segundo lugar e a Coreia do Sul, em terceiro lugar.

A IMO é realizada anualmente desde 1959 (exceto em 1980) e está na 65ª edição. A cada ano um país é anfitrião do evento. O Brasil sediou em 2017, no Rio de Janeiro. E a edição de 2025 será na Austrália. A definição da equipe brasileira será a partir de outubro, com a Olimpíada Brasileira de Matemática 2024.

A viagem dos estudantes brasileiros, que teve um período de treino na China, foi financiada com recursos da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática e pelo CNPQ, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A competição se encerrou e o grupo iniciou viagem de volta ao Brasil na noite de ontem.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.