Apaixonada por todos os esportes!

Imagens de satélite mostram corredor de fumaça da Amazônia voltando para SC

por ECX Online

WERNER CONTABILIDADE SITE 2025 topo
ECX PARCEIRO RODAPÉ
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – A fumaça emitida pelas queimadas que atingem o Brasil voltaram a cobrir os céus de Santa Catarina nesta terça-feira (3). A informação foi confirmada pela Epagri.

Imagens de satélite mostram a fumaça cobrindo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de partes do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a Epagri, a fumaça deve seguir sobre o Estado até quinta-feira (5), quando uma frente fria mudará a direção do vento.

Entre esta terça e quarta (4), os ventos no sentido Nordeste e Noroeste favorecem a permanência da fumaça. O fenômeno se caracteriza pelo céu mais acinzentado, com tons avermelhados ao amanhecer e no pôr do sol. Na segunda quinzena de agosto, ele já tinha sido registrado em vários municípios de Santa Catarina.

Fumaça “de todo o lado”

Ao todo, o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas em agosto, de acordo com dados do “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o pior resultado para o mês desde 2010, quando 90.444 focos ativos foram detectados pelo satélite de referência do instituto. Em Santa Catarina, já são 1.311 focos de incêndio neste ano, mais do que a soma de todo o ano passado, quando foram contabilizados mil focos de incêndio.

As condições no tempo nos próximos diasfavorecem a ocorrência de queimadas no país. O Inmet emitiu na segunda (2) um alerta de perigo potencial para a baixa umidade relativa do ar em vários estados, incluindo Santa Catarina.

— O solo está seco, a água seca, a temperatura elevada… As queimadas estão acontecendo na Amazônia, no Centro-Oeste, nos países vizinhos e aqui também. Temos fumaça de todos os lados — explica o meteorologista.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.