Multinacional com sede em SC conclui compra bilionária na área de energia
por ECX Online
SANTA CATARINA – Maior geradora de energia renovável da Europa, a multinacional norueguesa Statkraft, cuja sede brasileira fica em Florianópolis, anunciou que concluiu a compra da Enerfín, subsidiária renovável da Elecnor. Como a colega Estela Benetti já havia destacado em novembro passado, o negócio foi fechado por 1,8 bilhão de euros – R$ 9,62 bilhões na cotação da época.
No Brasil, a operação adiciona ao portfólio da Statkraft mais nove parques eólicos localizados no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte, somando 632 MW de potência instalada. Em todo o mundo, são 1,5 GW de potência agregados em projetos já em funcionamento ou em construção.
A aquisição, informou a Statkraft, foi fechada após a obtenção de todas as autorizações comuns nesse tipo de negócio e nos termos comunicados no final do ano passado. Os trâmites foram realizados pela empresa na Espanha.
Cerca de 40 profissionais serão incorporados e, com isso, a empresa chega a mais de 370 colaboradores no Brasil. A Statkraft manterá no país a sua estrutura organizacional, com os executivos atuais na liderança.
Entre projetos em construção – há um parque solar em Pernambuco com potência instalada de 68 MW –, operação e as recentes aquisições, a Statkraft ultrapassa, no Brasil, a marca de 2,2 GW em energia renovável, tornando-se uma das principais geradoras de energia eólica do país.