Onda de calor continua e SC pode ter temperatura de 37°C nesta segunda-feira
por ECX Online
SANTA CATARINA – Santa Catarina continuará registrando temperaturas altas nesta segunda-feira (10). As regiões Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Extremo Oeste estão em alerta paraonda de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, o tempo será ensolarado na maioria das regiões. O dia deve ser nublado o Litoral Norte e no Meio-Oeste. Há possibilidade de pancadas de chuva no Oeste e Extremo Oeste.
De acordo com a Defesa Civil, o tempo quente tem risco moderado para ocorrências relacionadas a insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Veja a previsão do tempo para sua região
- Extremo Oeste: mínima de 18.40ºC, máxima de 36.30ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
- Oeste: mínima de 16.40ºC, máxima de 37.10ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
- Meio-Oeste: mínima de 14.40ºC, máxima de 35.30ºC – Sol com muitas nuvens
- Planalto Sul: mínima de 14.50ºC, máxima de 33.10ºC – Ensolarado
- Litoral Sul: mínima de 17.90ºC, máxima de 34.70ºC – Ensolarado
- Vale do Itajaí: mínima de 15.20ºC, máxima de 33.70ºC – Ensolarado
- Grande Florianópolis Serrana: mínima de 15.30ºC, máxima de 32.70ºC – Ensolarado
- Grande Florianópolis Litorânea: mínima de 15.80ºC, máxima de 31.60ºC – Ensolarado
- Planalto Norte: mínima de 14.60ºC, máxima de 33.50ºC – Ensolarado
- Litoral Norte: mínima de 19.00ºC, máxima de 32.30ºC – Sol com muitas nuvens
Inmet emite alerta de onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, com grau de severidade de perigo, para onda de calor para o Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. O alerta teve início às 11h de sábado (8) e se estende até as 16h de segunda-feira (10). De acordo com o Inmet, há risco à saúde por conta das temperaturas 5°C acima da média por período de três a cinco dias.
Também há um alerta vermelho de “grande perigo” para onda de calor no Estado. O aviso, válido até as 20h de segunda-feira, engloba a região Oeste do Estado, na divisa com o Rio Grande do Sul.
A onda de calor acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias. No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.