Apaixonada por todos os esportes!
5333X1000
5333X1000
previous arrow
next arrow

Rota do Enxaimel de Pomerode recebe selo internacional de turismo da ONU

Por Evandro Corbari

POMERODE – Pomerode tem mais um bom motivo para celebrar as origens germânicas. A Rota do Enxaimel, que reúne 50 casas do estilo espalhadas ao longo de um percurso de 16 quilômetros no bairro Testo Alto, foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

O roteiro recebeu nesta quinta-feira (2), em cerimônia em Madri, na Espanha, o selo International Best Tourism Villages. A iniciativa reconhece zonas rurais onde o turismo preserva tradições, oferece oportunidades e valoriza a diversidade e o meio ambiente.

Entre vilas turísticas brasileiras, a Rota do Enxaimel concorreu com São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), e Alberto Moreira, em Barretos (SP), as outras duas indicações feitas pelo Ministério do Turismo. Mais de 170 destinos de 75 países se inscreveram, mas apenas 41 foram selecionados — entre eles o pomerodense, o único representante brasileiro.

Na avaliação, a ONU considera destinos turísticos alinhados aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). A lista inclui agricultura sustentável, redução de desigualdades, oportunidades de trabalho decentes, crescimento econômico, consumo e produção responsáveis e promoção da igualdade de gênero. Em Pomerode, mais da metade dos atrativos que compõem o roteiro são liderados por mulheres.

— O turismo cultural e rural permite a entrada no empreendedorismo de famílias sem a necessidade de um aporte muito grande. É mais democrático — avalia Ivan Blumenschein, vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel.

A Roda do Enxaimel tem a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas neste estilo — as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila, numa espécie de quebra-cabeças. O percurso envolve cerca de 3 mil moradores da cidade e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Interessados em conhecer a rota podem acessar o site www.rotadoenxaimel.com.br para mais detalhes. O roteiro inclui atrativos gastronômicos, como restaurante, empório e visita a uma fábrica de chocolate, além de opções de hospedagem e passeios pela natureza.

A cerimônia na Espanha que reconheceu a Rota do Enxaimel ocorreu durante a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, agência da ONU focada no desenvolvimento da atividade. Participaram o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

ECX Online

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.