SC recebe 220 mil doses da vacina contra Covid para ampliar imunização por idade
Por Evandro Corbari
COVID 19 – Santa Catarina recebeu mais 220.310 doses das vacinas contra Covid-19 na manhã deste sábado (31). Os imunizantes foram recepcionados em dois aviões no Aeroporto de Florianópolis e serão distribuídos às regionais de Saúde entre domingo (1º) e segunda-feira (2).
Parte da nova remessa será destinada à aplicação da primeira dose, enquanto o restante ficará armazenado na Rede de Frio de Santa Catarina para garantir a segunda dose.
Veja o quantitativo de doses que chegaram em SC neste sábado:
Pfizer:
– 120.510 serão distribuídas para aplicação da primeira dose
Coronavac:
– 49.700 serão distribuídas para aplicação da primeira dose
– 49.700 ficarão armazenadas para aplicação da segunda dose
– 400 ficarão armazenadas como reserva técnica, caso algum município precise para completar o esquema vacinal
No domingo as doses serão encaminhadas para as regionais de Saúde da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Rio do Sul, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra. E, na segunda, Lages, Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia e Videira recebem os imunizantes.
Com essas novas doses, as prefeituras vão continuar a vacinação por faixa etária e aplicar a vacina em pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas. O município que já vacinou ao menos 75% de uma faixa etária pode avançar para a próxima. A quantidade a ser distribuída para cada município ainda não foi divulgada pelo governo de SC.
A primeira informação repassada ao Estado durante a semana foi de que a remessa contemplaria 102.200 doses de Coronavac. Porém, apenas 99.800 doses do imunizante dessa marca entraram no plano de voo. O governo de SC informou que entrou em contato com a SECOVID, que admitiu um equívoco e afirmou que essa diferença será compensada na próxima remessa.
Vacinas em SC
Até o momento, Santa Catarina recebeu 6,2 milhões de vacinas contra a Covid-19, enquanto 5 milhões foram aplicadas nos catarinenses, sendo 3,6 milhões como primeira dose e cerca de 1,5 milhão como segunda. Nos últimos dias, a média de aplicação diária de vacinas está em 53 mil doses. A região de Concórdia tem o maior percentual de imunização da população, com as duas doses ou com a vacina de dose única.
Fonte: NSC