SC tem primeiras cidades a vacinar mais de 90% da população com primeira dose contra Covid
Por Evandro Corbari
COVID 19 – Ao menos três cidades já vacinaram mais de 90% da população contra a Covid-19, segundo dados do Monitor da Vacina. São elas Paraíso, no Extremo-Oeste, Piratuba, no Meio-Oeste e Marema, no Oeste. Isto significa que a cada 10 moradores, nove estão vacinados.
Paraíso foi uma das primeiras a atingir a marca. A cidade conta com pouco mais de 3.360 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme os dados desta segunda-feira (16), 92,05% dos moradores receberam a primeira dose, um total de 3.092. Já a segunda dose foi aplicada em 35,06% da população.
Entre as outras duas que atingiram a marca, Piratuba ocupa o primeiro lugar com 94,13% da população vacinada – a cidade tem 3.745 habitantes – e Marema o terceiro com 90,57% dos 1.750 moradores com a primeira dose.
Se observar os dados dos grupos prioritários é possível ter uma ideia de por que Paraíso tem números bons. Entre os adultos sem comorbidades, ao menos sete faixas etárias já atingiram mais de 70% de pessoas com a primeira dose, sendo o melhor desempenho entre os que têm 18 e 19 anos, em que 113,30% das pessoas se vacinaram.
Na aplicação da segunda dose, o número também é promissor. Além dos profissionais da saúde, praticamente toda a população idosa foi 100% imunizada. As três únicas faixas que ainda não atingiram a meta são entre 90 anos ou mais (17%), 75 a 79 (92,70%) e 85 a 89 (68,10%).
Segundo a enfermeira e responsável pela vigilância epidemiológica de Paraíso, Miriam Giacomel, a busca ativa por moradores e a extensão de horários para vacinação auxiliaram para que a cidade chegasse a esse índice. Atualmente, segundo dados do município, 98% da população adulta tomou a primeira dose.
— Essa porcentagem, que ainda falta, é de pessoas que estão em isolamento ou que estão cadastradas, mas moram fora daqui. Claro, também temos as pessoas que não tomaram a vacina, que assinam um termo de recusa — pontua a enfermeira.
Ela também salienta que Paraíso é uma das cidades onde ocorre a vacinação em massa em Santa Catarina, por fazer fronteira com a Argentina. A ação teve início no fim de julho, após uma recomendação do Ministério da Saúde, e tem como objetivo evitar a disseminação da variante Delta.
As últimas doses aplicadas na cidade foram no dia 13 de agosto. Agora, Miriam relata que o grande desafio é a aplicação da segunda dose da vacina.
— Nós pedimos para que as pessoas busquem olhar o cartão de vacina e o dia da segunda dose. É importante que elas entendam a necessidade da segunda dose para a imunização completa e a de continuar com os cuidados, como o uso de máscaras e distanciamento social — pontua.
Desde o início da pandemia, a cidade registrou 129 casos de Covid e sete mortes causadas pela doença. Atualmente, conta com um caso ativo, ou seja, uma pessoa ainda pode transmitir o vírus.
Fonte: NSC