Tornado de categoria F2 atingiu Timbó com ventos de até 218 km/h, diz Defesa Civil
Por Evandro Corbari
TIMBÓ – Um tornado de categoria F2 atingiu Timbó no fim da tarde desta quarta-feira (5). A informação foi confirmada em um novo relatório da Defesa Civil. Isso significa, na prática, que os ventos que atingiram a pequena cidade do Médio Vale tiveram entre 178 km/h e 218 km/h, conforme a Escala Fujita melhorada — que classifica os fenômenos entre F0 e F5.
Durante a manhã e o início da tarde desta quinta-feira (6), “recuperação” foi a palavra de ordem em Timbó.
Moradores, empresários e funcionários, principalmente do bairro Fritz Lorenz, trabalham para recuperar os telhados arrancados pela força do vento, recolher as coberturas de zinco que foram parar nas ruas, terminar de tirar os galhos de árvores dos pátios e estradas.
A Defesa Civil da cidade estima cerca de 30 empresas e 50 casas afetadas. O número pode sofrer alterações, pois as equipes ainda estão contabilizando os estragos.
Imagens feitas após temporal mostram o tamanho do impacto e, consequentemente, prejuízos. Coberturas foram arrancadas inteiras, levando inclusive o madeiramento. A chuva com granizo também danificou telhados e a água invadiu empresas. Foi assim na Mueller Eletrodomésticos. Lá, parte dos produtos já embalados ficaram a céu aberto porque as tendas de proteção voaram.
NSC








