Apaixonada por todos os esportes!

Vacinação dos adolescentes em SC será definida nesta terça; veja as possibilidades

Por Evandro Corbari

WERNER CONTABILIDADE SITE 2025 topo
ECX PARCEIRO RODAPÉ
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – Os secretários municipais e o secretário de Estado da Saúde vão definir o começo oficial da vacinação dos adolescentes em Santa Catarina. Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) está marcada para estar terça-feira (24). Nela, haverá a definição dos procedimentos para que a aplicação dos imunizantes seja iniciada no Estado. Na última sexta-feira, como publicou o colega Raphael Faraco, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) já emitiu uma portaria para permitir que os restos da vacina da Pfizer, chamados de “xepa”, sejam usados nos adolescentes com comorbidades.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em entrevista ao programa Notícia na Manhã, da CBN Diário, afirmou que a proposta é que se avance imediatamente no grupo das comorbidades. No entanto, haverá uma lmitação: os municípios precisam ter cumprido as metas vacinais até os 18 anos.

Caso haja a batida do martelo para a entrada no grupo de adolescentes, a decisão será imediata, de acordo com o secretário. Com isso, a tendência é que na quarta-feira já exista a possibilidade de que municípios comecem a aplicação das doses nas idades entre 12 e 17 anos.

Terceira dose?

Ao ser perguntado sobre a aplicação de uma terceira dose em SC no grupo de idosos, Motta Ribeiro disse que é “provável” que isso venha a acontecer. Mas a decisão depende do Ministério da Saúde. Além disso, o secretário pondera: “Não há que se maginar terceira dose quando um percentual grande da população ainda não está imunizado para enfrentar uma doença infecto-contagiosa”.

Ele lembra que as doenças virais são dessa forma, e exigem que cada ano ocorra uma nova vacinação para conter as variantes.

ECX Online

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.