Violência em SC: mortes violentas caem 21,7% e roubos despencam em outubro
Por ECX Online
Santa Catarina apresentou, em outubro de 2025, uma redução nos principais indicadores de violência letal e crimes patrimoniais, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SC). O índice de mortes violentas caiu 21,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 60 para 47 ocorrências, o segundo menor resultado para outubro desde o início da série histórica, em 2008.
Entre os indicadores específicos, os homicídios caíram 15,4%, os feminicídios recuaram 20% e os latrocínios, assaltos seguidos de morte, tiveram queda de 50%.
O combate à criminalidade também trouxe resultados positivos nos crimes patrimoniais. O roubo caiu 27,4%, passando de 497 para 361 casos, enquanto os furtos recuaram 18,4%, com 1.688 ocorrências a menos que em outubro de 2024.
No caso de veículos, o furto apresentou queda de 17% (de 570 para 473 casos) e o roubo de veículos caiu 38,5%, registrando 30 ocorrências a menos.
Investimentos em tecnologia e cooperação interestadual
O secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ressaltou que os números refletem uma tendência positiva ao longo do ano, mas alertou que o cenário permanece sujeito a mudanças, exigindo melhorias constantes nos mecanismos de prevenção e investigação.
Entre os avanços recentes, Graff citou a integração interestadual entre os cinco estados do SulMaSSP (Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul) com destaque para o sistema de leitura automática de placas (LPR) e o desenvolvimento de uma plataforma de inteligência compartilhada, que vai permitir acesso rápido a dados sobre veículos roubados, mandados de prisão e rotas de criminosos itinerantes.








